A fita métrica e a balança não me fazem temer a vida. Pois elas não representam quem eu sou.
Sorria! Você está sendo vigiado...
Você já se perguntou até que ponto trabalhar com milhares de abas abertas no navegador (muitas delas sem vínculos com o trabalho) pode atrapalhar seu rendimento profissional? É preciso ter cautela para não causar uma má impressão na empresa, que muitas vezes, mesmo que você não se lembre, pode estar monitorando tudo o que passa pela rede.
“É preciso ter um comportamento online neutro que evite confusões, porque um email errado, um post inadequado ou conversas indecentes podem gerar demissões, até por justa causa, em alguns casos”, afirma Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos. A dica geral é usar a internet com bom senso. Veja como seguindo os slides da galeria:
Email do trabalho – Como o próprio nome diz, esse email é exclusivo para a troca de informações sobre assuntos relacionados ao trabalho, portanto, não vale utilizar o endereço eletrônico para fins pessoais e irrelevantes. “O profissional deve ter um email pessoal só para tratar assuntos particulares. Além disso, é necessário ter bom senso para não fazer brincadeiras ou fofocas mesmo quando a troca de mensagens é feita com outros profissionais da empresa”, afirma ela.
Redes sociais – Mesmo que a empresa libere o uso das redes sociais no horário do expediente é preciso ter moderação e cautela para não trocar as obrigações do trabalho pelos acontecimentos da web. “Ter um momento de descontração pode até ajudar na produtividade do profissional. Acessar redes sociais em horários específicos, como depois do almoço ou no fim do dia, não atrapalha o rendimento. O que pode causar a dispersão é ficar online o dia todo nas redes de relacionamento”, diz Fernanda.
Email pessoal – As empresas também podem monitorar o email particular do profissional, quando o acesso é feito dentro do ambiente corporativo. “O profissional deve ter consciência de que pode perder a privacidade quando ele lê emails pessoais no trabalho. Por isso, antes de realizar o acesso, o empregado precisa pensar no que o chefe dele pensaria se visse o conteúdo daquela mensagem”.
Mensagens instantâneas – Para facilitar a comunicação, muitas empresas liberam a troca de mensagens instantâneas entre funcionários. Todo cuidado é pouco, uma vez que essas conversas também são monitoradas. “Por ser um meio de comunicação instantâneo, muitos profissionais acabam se empolgando e soltando alguma informação desnecessária que pode chegar até a direção da empresa”, diz.
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