Obesidade e a dependência em drogas têm base nos mesmos mecanismos neurobiológicos


Deixar de comer alimentos pouco saudáveis é algo extremamente difícil, tal como acontece com as dependências em outras substâncias. Um novo estudo realizado por cientistas norte-americanos indica agora que o mecanismo molecular responsável pela dependência de drogas é o mesmo que leva à compulsão por comida.

De acordo com o artigo publicado na edição on-line da revista Nature Neuroscience,
 foi comprovado, em modelos animais, que o desenvolvimento da obesidade coincide com a deterioração progressiva do equilíbrio químico em circuitos de recompensa do cérebro.
Os investigadores verificaram que, à medida que esses centros de prazer do cérebro se tornavam cada vez menos sensíveis, os ratos utilizados na experiência desenvolviam o hábito de comer compulsivamente. Desta forma tornavam-se obesos ao consumir quantidades maiores de alimentos com alto teor de calorias e gordura. 
O mesmo aconteceu em ratos que consumiram grandes 
quantidades  de cocaína ou heroína.

Segundo Paul Kenny, investigador do Instituto de Investigação Scripps, na Flórida (Estados Unidos), “ao contrário do resumo divulgado de forma preliminar [numa conferência da Sociedade de Neurociências, em Chicago], este novo estudo explica o que ocorre no cérebro desses animais quando eles têm acesso fácil a altos teores de calorias e gordura. A investigação apresentou as evidências mais completas e convincentes de que a dependência de drogas e a obesidade têm base nos mesmos mecanismos neurobiológicos subjacentes”.



Ao longo de três anos, os ratos foram alimentados com alimentos altamente calóricos como salsichas, bacon e bolos. Com o passar do tempo foram comendo em quantidades cada vez maiores.  “Eles procuraram sistematicamente o pior tipo de comida. O resultado é que eles ingeriram o dobro das calorias dos ratos do grupo de controlo. Quando removemos a comida junk e tentámos alimentá-los com uma dieta mais balançada, eles simplesmente recusavam-se a comer”sublinhou Kenny.

Dependência por comida ou drogas processa-se da mesma forma


Mecanismo do vício é simples

De acordo com este investigador, o mecanismo do vício é bastante simples. As vias de recompensa no cérebro são tão estimuladas que o sistema começa a ser “ligado” espontaneamente, adaptando-se à nova realidade do vício – seja ele a cocaína ou o bolo de chocolate.

Depois de verificar que os ratos obesos tinham comportamentos semelhantes àqueles viciados em drogas, a equipa de investigadores investigou o mecanismo molecular subjacente que explica a modificação, tendo-se concentrado no receptor de dopamina D2,  conhecido por ter um importante papel na vulnerabilidade à dependência química e à obesidade.

A dopamina é um neurotransmissor libertado no cérebro depois de experiências de prazer, seja com drogas ou com comida. No caso de excessos, o fluxo de dopamina é alterado e os receptores são super-estimulados, o que leva a mudanças físicas na forma como o cérebro responde a esses excessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.