Como você usa suas redes sociais?

Assim como o Sol nasce para todos, neste mundo digital e livre, todos também acreditam poder tornar-se um Mark Zuckerberg. Neste ritmo, novas redes sociais nascem todos os dias, literalmente. Muita informação. E como é que a gente, que gosta de estar sempre conectado, consegue lidar com tanta novidade?



Tem gente que usa aplicativos para postar, de uma só vez, em todas as redes sociais das quais faz parte. E daí vemos tweets postados no mural do Facebook, ou check-ins do FourSquare postados no Twitter. E assim vamos levando.

Eu, pessoalmente, tento sempre postar coisas diferentes em cada uma das redes sociais de que faço parte, pelo simples motivo de que tenho público diferente em cada uma delas, e também porque cada uma oferece formas diferentes de interação. Eles até tentam, mas a verdade é que não dá para marcar uma foto no Twitter, ou para fazer um RT comentado no Facebook. São coisas diferentes.

Em geral, uso minhas principais redes sociais assim:

- Facebook: o critério geral é aceitar pessoas que já encontrei pessoalmente. Amigos, amigos de amigos, colegas de trabalho e de escola. E normalmente, coloco lá mensagens mais pessoais, ideias e comentários que pessoas que já me conhecem certamente irão entender melhor. Além de fotos.

- Twitter: como costumo dizer, Twitter é broadcasting, e o editor é você. Lá coloco mensagens direcionadas para um público maior e mais abrangente. Conteúdo de interesse geral. Hoje já são mais de 200 mil seguidores, que obviamente não conheço pessoalmente. Não sigo necessariamente todos os meus amigos que estão no Twitter, para isso existe o Facebook, sigo pessoas interessantes para o tipo de informação, discussão e assuntos que busco desenvolver dentro do próprio Twitter.

- LinkedIn: essa rede social é focada em contatos profissionais, e realmente é só pra isso mesmo que eu uso. Lá está meu currículo, meu histórico, recomendações de antigos colegas de trabalho e clientes. Adiciono pessoas que já trabalharam comigo, ou que podem vir a trabalhar ou fazer algum tipo de parceria. Bem funcional mesmo.

E agora chegou também o Google+.

Por enquanto o grande assunto dentro do Google+, é o próprio Google+. E quem já tenho em meus círculos, são pessoas que já fazem parte de outros círculos, seja no Twitter, ou no Facebook. Por enquanto, só nos resta esperar e ver no que vai dar. Prometo um post sobre o Google+ em breve.

Cada um tem seu jeito de lidar com redes sociais, não existe regra. Mas o que nenhum de nós pode perder de vista, é que neste ambiente onde todos estão conectados, mais do que o quê você quer dizer, a grande inspiração é o outro, são as pessoas que estão te lendo do outro lado da timeline. No fim, é para cada uma delas que estamos escrevendo, e é só isso que importa. Pedro Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.