Novas denúncias de fraudes no ProUni

Estudantes estão ganhando bolsa para cursar segunda faculdade.
Declarações falsas garantem bolsa a quem estudou em escola particular.


Na semana em que o Fantástico revelou problemas no programa de bolsas do ensino superior, novas denúncias surgiram envolvendo o Programa Universidade para Todos (ProUni). Jovens estão fazendo uma segunda faculdade com bolsa, o que é proibido, e outros que estudaram em escolas particulares, pagando, conseguem bolsas de estudo em universidades com declarações falsas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) calcula que já foram mais de 3.000 casos irregulares de alunos que cursam duas faculdades.

"O que cabe à instituição é verificar com base nos documentos apresentados pela acadêmica. Nós não temos poder de polícia ou até mesmo de olhar se existe alguma possibilidade de fraude nessa documentação", afirmou o diretor da Faculdade Santo Agostinho, Antonio Eugênio Silva.

No Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis (RJ), a mensalidade para cursar Medicina é de R$ 3 mil. Uma estudante conseguiu a bolsa do ProUni com um certificado de que estudou em escola particular, com bolsa integral, em Goiânia (GO).

"Nós nunca emitimos nenhuma declaração para ela que ela era bolsista, isso é fato. Qualquer coisa que ela tiver, é falsa nesse sentido", explicou o coordenador do colégio onde a estudante completou o ensino médio.

O ProUni é acessível somente para ex-alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares.

Além da bolsa, ela recebe ajuda de custo do Governo Federal, que em 2010 chegou ao total de R$ 2,7 mil.

O reitor da Unifeso, Luís Eduardo Tostes, admitiu falha na análise dos documentos. "O que a gente busca é abrigar um aluno que tem dificuldade, que é carente e que quer ingressar no ensino superior. A gente faz isso com cuidado, mas hoje a gente verifica que o sistema não é imune a fraudes. A gente precisa aperfeiçoar", reconheceu Tostes.



Fonte: G1, com informações do Fantástico


-----------------------------------------------------------
PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR 
Alquem acredita que um aluno de escola publica tem condições de concorrer com alunos que estudaram em escolas particular toda sua vida estudantil? 
NAO ESTOU FALANDO DE GENIOS, TO FALANDO DE ALUNOS COM QI, NA MEDIA. o SEU FILHO, SEU IRMAO OU ATE VOCE MESMA..TERIA CONDIÇOES DE CONCORRER A UMA VAGA COM UM ALUNO QUE FOI BEM PREPARADO POR BOAS ESCOLAS DURANTE ANOS?


MINHA RESPOSTA:  Não acredito, na verdade acho isso impossível.

-----------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Alquem acredita que um aluno de escola publica tem condições de concorrer com alunos que estudaram em escolas particular toda sua vida estudantil? NAO ESTOU FALANDO DE GENIOS, TO FALANDO DE ALUNOS COM QI, NA MEDIA. o SEU FILHO, SEU IRMAO OU ATE VOCE MESMA..TERIA CONDIÇOES DE CONCORRER A UMA VAGA COM UM ALUNO QUE FOI BEM PREPARADO POR BOAS ESCOLAS DURANTE ANOS

    ResponderExcluir
  2. MINHA RESPOSTA: Não acredito, na verdade acho isso impossível.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.