Brasileiro é o criador do Kinect o acessório mais importante do Xbox 360


Kinect, desenvolvido por Alex Kipman, tinha o nome da cidade de Natal. Acessório utiliza movimentos do corpo e reconhece voz de jogador.


Uma das tecnologias de maior destaque da Electronic Entertainment Expo (E3) 2010 foi criada por um brasileiro. O Kinect, acessório do console Xbox 360 capaz de captar os movimentos dos jogadores e que dispensa o uso de qualquer joystick, é o mais famoso “filho” do engenheiro Alex Kipman, 31 anos.

Curitibano, ele vive há 14 anos nos EUA, o que não evitou que ele homenageasse uma de suas cidades prediletas ao dar o nome provisório para o produto que depois iria se transformar no Kinect: Projeto Natal.
Na Microsoft, Kipman é diretor de incubação de projetos da divisão Xbox, coordenando pesquisas que buscam trazer novas tecnologias para o console. Ele também ajuda a desenvolver o produto que será o sucessor do Xbox 360 – e que, segundo as previsões mais otimistas, deve chegar ao mercado apenas em 2013.
Na semana da apresentação oficial do Kinect nos EUA, Kipman concedeu entrevista ao G1 e ao Fantástico, da TV Globo. Assista à íntegra acima e à reportagem do Fantástico ao lado.
Com o Kinect, conta Kipman, a intenção era levar ao jogador uma experiência mais natural de jogar videogame, dispensando o uso de um controle físico e, dessa forma, atraindo o interesse de mais pessoas para os games. É um avanço em relação ao Nintendo Wii, considerado revolucionário quando foi lançado em 2006. O videogame criado pela empresa japonesa também utiliza movimentos como comandos, mas não elimina o joystick.
Diferentemente das câmeras convencionais dos consoles e dos PCs, o Kinect utiliza uma tecnologia que consegue mapear o jogador em três dimensões. Assim, o sistema consegue saber onde estão braços, pernas e cabeça do jogador, interpretando os movimentos. Em games de corrida, o jogador só precisa levantar os braços, fazendo de conta que está segurando um volante, para pilotar o veículo; em jogos de dança, é necessário realizar os mesmos movimentos que aparecem na tela.
Além dos movimentos, o Kinect reconhece comandos de voz. No jogo “Kinectimals”, cujo objetivo é interagir com alguns bichinhos virtuais, o jogador utiliza as mãos para fazer carinho e brincar. Além disso, é possível dar comandos de voz como, por exemplo, chamar o bichinho pelo nome para que ele chegue mais perto da tela ou dar algumas ordens para que ele pule.
Os jogadores também poderão comandar o console Xbox 360 com a voz. Falando, será possível iniciar e parar a reprodução de filmes e usar alguns dos aplicativos do videogame, como Twitter e Facebook. A Microsoft Brasil confirmou que o Kinect aceitará comandos em português quando o acessório for lançado no país, no final de novembro.
Nos EUA, o acessório foi lançado em 4 de novembro de 2010. Kipman, que diz não conseguir descrever a sensação de felicidade ao ver as pessoas se divertindo com sua invenção, ficará ajustando os últimos detalhes do aparelho.
Xbox 360  esta em torno de 799,90 e o Kinect  489,90.  Esse foi o menor preço que encontrei e foi site CompraFacil , vale a pena comprar os dois juntos pois sem o Kinect o Xbox 360  fica sem graça. Clique aqui e conheça os jogos pra Xbox 360 
No Xbox 360, título usará o acessório Kinect.Jogo em homenagem ao cantor Michael Jackson utilizará tecnologia do Kinect. Fonte:http://g1.globo.com

Um comentário:

  1. Que orgulhoooooo ter um brasileiro reconhecido mundo à fora, né?!
    Adorei o post!
    Beijinho

    http://relatosedescobertas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.