Estresse, ansiedade e obesidade. Quem vem primeiro?

Ansiedade

Médica explica que relação entre esse fatores é um ciclo, no qual qualquer um pode ser o agente causador.

 
Estresse, ansiedade e distúrbios do sono estão, direta ou indiretamente, ligados ao sobrepeso e obesidade de crianças ou adultos. A relação entre a ocorrência dessas condições e o aumento de peso é cíclica: um pode ocasionar o outro. De acordo com a Dra. Márcia Varejão, médica pediatra e homeopata, o importante é descobrir qual é o real agente causador, ou seja, se o peso elevado é a causa do estresse, ansiedade e das dificuldades para dormir; ou se essas são as causas do sobrepeso. 
 



A especialista explica que podem acontecer as duas situações, em qualquer ordem. “Quando, por exemplo, uma criança está muito ansiosa e estressada, existe uma tendência em comer mais e sem necessidade, por impulso, e isso a faz engordar. Por outro lado, quando já existe o sobrepeso ou obesidade, ela pode começar a desenvolver outros problemas, especialmente o estresse e a ansiedade”.
Estresse
 
Especificamente em relação aos distúrbios do sono, a médica comenta que são comuns os casos em que a obesidade é a origem. “O excesso de peso atrapalha a noite de sono. Além do próprio desconforto, muitas vezes se desenvolvem problemas respiratórios, como roncos e apneias. Assim, fica mais difícil dormir uma noite completa e com tranquilidade”. O inverso também é comum: pessoas que não dormem bem também costumam ter predisposição a comer mais.
 
Tratamento deve atuar nas duas frentes
 
O tratamento deve abranger os dois lados, ao mesmo tempo: obesidade e condições de estresse, ansiedade e distúrbios do sono. A Dra. Márcia Varejão explica que esses fatores são cíclicos e, por isso, é preciso encontrar o agente causador, sem deixar de trabalhar os outros sintomas.
 
Algumas dicas de como evitar essas situações:
 
- Estabelecer uma rotina adequada e saudável: de acordo com a médica, quando se tem horários organizados, as chances de comer em ocasiões dispersas diminuem e, também, minimizam-se as chances de se estressar com as tarefas em excesso. “Tudo tem uma hora adequada e isso facilita, inclusive, na hora de dormir”.
 
- Praticar atividades físicas: exercícios melhoram a disposição, trazem benefícios físicos e psicológicos e também ajudam na perda de peso.
 
- Diminuir as horas na frente do computador e televisão: o sedentarismo está entre as principais causas de várias doenças, inclusive a obesidade.

Obesidade
 

Medicamento homeopático pode ser opção principal ou coadjuvante
 
Segundo a Dra. Márcia Varejão, o tratamento homeopático é indicado em casos de ansiedade, estresse ou distúrbios do sono, mesmo quando associados à obesidade ou sobrepeso. “Podemos indicar os medicamentos homeopáticos até quando há uso de outros tipos de medicamentos mais fortes, pois eles não interagem entre si e não têm efeitos colaterais”, afirma. Nesse caso, mesmo quando o paciente está fazendo um tratamento para perda de peso, com medicamentos específicos, ele pode fazer uso dos homeopáticos para a ansiedade, por exemplo. 
 


Sobre o Sédatif PC

Sédatif Pc C/ 60 Comprimidos R$45,90  na Onofre em casa
O laboratório Boiron já disponibiliza para o mercado brasileiro o Sédatif PC, medicamento homeopático indicado para auxiliar na prevenção e tratamento da ansiedade e, também como consequência, do estresse e distúrbios do sono. Ele é isento de prescrição e não possui contraindicações, por isso pode ser utilizado por adultos e crianças de todas as idades e até por gestantes. O medicamento possui seis princípios ativos associados, sendo que três atuam na esfera psíquica e três atuam na esfera física do indivíduo. O Sédatif PC auxilia no tratamento de tensões emocionais e mentais, nervosismo, inquietude e irritabilidade. Não é um sedativo e não causa sonolência. No último ano, o Sédatif apresentou um crescimento de 56%. 
Sobre a Boiron
 
A Boiron é o maior laboratório mundial de medicamentos homeopáticos, presente em mais de 80 países. Atualmente está na Bolsa de Paris e, em 2010, registrou um faturamento de 520 milhões de euros – um crescimento de 13,9% nos últimos três anos. A empresa desembarcou no Brasil em 2006 e, em 2009, os primeiros produtos chegaram ao mercado nacional.  No último ano, o Oscillococcinum, indicado para prevenir e tratar os estados gripais, registrou um crescimento de 74%, e o Sédatif PC, que auxilia no tratamento da ansiedade, um crescimento de 56%. Com fortes investimentos em pesquisa nos últimos anos, possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas na França e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. Para a Boiron, o tratamento homeopático deve ser mais uma opção terapêutica à disposição de médicos e pacientes. Fonte : www.segs.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.