VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DIETA VOLUMÉTRICA?

O método ensina a aumentar a quantidade de alimentos no prato sem cair nos excessos calóricos. O segredo da dieta volumétrica é escolher opções que trazem saciedade e contam poucas calorias. Veja a seguir como incorporar, no seu dia a dia, as dicas da dieta volumétrica e perca peso sem sofrer com o estômago roncando.
Faça trocas inteligentes
Em vez de comer somente o macarrão com o molho de tomate, você pode acrescentar legumes, ocupando metade do prato com a massa e a outra metade com os vegetais. Assim você diminui as calorias vindas do macarrão, mas sua refeição ganha mais volume com os legumes. Você também pode adicionar frutas no iogurte e na gelatina, ou cenoura e beterraba no arroz integral. Também dê preferência para alimentos refogados e ensopados, pois são preparados com água, aumentando o volume sem aumentar as calorias



Fibras para mais saciedade 
amigas nesta dieta. Isso porque elas aumentam a saciedade e, de quebra, possuem baixa densidade energética. Os alimentos ricos em fibras são aliados na perda de peso, pois promovem a saciedade de duas maneiras: desaceleram a passagem do alimento pelo sistema digestivo de e são difíceis de mastigar, o que permite ao cérebro perceber a quantidade que você come em tempo real.

Beba bastante água
De nada adianta ingerir muita fibra sem água. Para que as fibras exerçam este papel de aumento de volume, dependem da água. Além disso, a água aumenta as refeições, sem acrescentar calorias a elas - é o caso de uma sopa ou de um cozido.

Invista nestes alimentos
Frutas, verduras, legumes, grãos integrais, iogurtes desnatados, leguminosas - como feijão, ervilha e lentilhas -, batata cozida com casca e aqueles ricos em água, como sopas magras, leite desnatado, ensopados e cozidos são alimentos ricos em fibras ou em água, os dois protagonistas da dieta volumétrica. Espalhar estes alimentos nas suas refeições é garantia de apetite saciado.

Cuidado com as calorias
Um dos conceitos trabalhados na dieta volumétrica é a de densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias em relação à quantidade de alimento. As melhores opções são os alimentos com baixa densidade calórica: grande volume e poucas calorias. As restrições são para os alimentos com alta densidade energética, como os gordurosos e aqueles feitos com farinha branca, refinados, como farinhas, açúcares e sal, e energéticos. Frituras, chocolate, carnes mais gordas, leite integral, biscoitos em geral e doces devem ser evitados. O grande inimigo desta dieta? Bata frita: são 9kcal por grama de alimento.

Capriche no café da manhã
O café da manhã é a refeição que dá energia e forças para enfrentar o resto do dia. Com a dieta volumétrica não é diferente e você precisa priorizar os alimentos que trazem saciedade. Cereais integrais, leite desnatado e frutas são indispensáveis nesta refeição.

Sem grandes restrições
Sabe qual é um dos pontos altos dessa dieta? Poder dar uma escapada de vez em quando, comendo alimentos de alta densidade energética. Se o controle for feito em todas as refeições, é possível que uma delas inclua um doce ou uma fritura, sem que isso represente uma ameaça à perda de peso. Mas, para ter certeza, o único jeito é ficar com a calculadora por perto para controlar as calorias.


Fonte: Vanessa Martins - http://nutrassy.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.